Reinaldo

Ética e Educação do Papai Noel Azul nas Escolas Públicas #2


O Artigo 205 da Constituição Federal reza: "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".  
     Posto isso, convido a todos a participar desta ação em prol da Educação e saliento que o projeto Ética e Educação do Papai Noel Azul é uma iniciativa do Sr Gilson José de Menezes, o Papai Noel Azul, também conhecido por Gilson Caroço, funcionário da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) que tem como missão incentivar alunos de escolas públicas a buscar boas notas, se comportar com disciplina e respeitar as regras, pessoas e diferenças. Dentre as ações do projeto estão a oferta de bicicletas para sorteio entre os alunos de quatro escolas públicas do Setor Pedro Ludovico em Goiânia e um Projeto Social no Loteamento Areião: Colégio Estadual Visconde de Mauá, Colégio Estadual Dom Abel, Colégio Estadual Pedro Xavier Teixeira e Escola Municipal Benedita Luiza Da Silva. A novidade da edição 2019 é a inclusão da escolinha de futebol do Loteamento Areião, um projeto social que ensina futebol a dezena de crianças e orienta os mesmos sobre ética, a importância de Deus e os perigos de se envolver em atividades ilícitas. Assim como nas escolas, o objetivo do Projeto do Papai Noel Azul na escolinha do Areião é também incentivar os jovens a frequentar a escola, estudar com dedicação e procurar se tornar uma pessoa nota 10 na vida. 
O critério de premiação dos alunos será definido por cada uma das escolas que podem optar por sorteio somente entre os alunos com conceito A, ou por qualquer outra forma pré determinada pelos professores, tais como disciplina, respeito e assiduidade. 
A escola que preferir também pode, a seu critério, fazer um amplo sorteio entre todos os alunos. Este é um projeto bancado com recursos próprios, sem apoio governamental e que tem o intuito de somar esforços em prol da educação das nossas crianças. O Projeto Ética e Educação está aberto a quem quiser fazer parte, inclusive por meio de parcerias com empresários que queiram ampliar a premiação para mais alunos ou expandir para escolas de outros bairros da capital ou cidades do estado de Goiás. 
É importante destacar que é primordial neste projeto chamar a atenção da sociedade e dos nossos jovens e adolescentes para o comportamento ético na vida. O Brasil vive um momento delicado em sua história em que as revelações de corrupção na esfera política/ empresarial vão aos poucos minando a esperança da população, a sociedade civil precisa estar organizada para não deixar que isso caia no lugar-comum, nem que as pessoas passem a achar que seja normal o desvio de conduta para se dar bem na vida. É preciso transmitir para os mais jovens a mensagem do quanto é importante ser um cidadão que respeite as leis, o próximo e construa sua própria história sem ter que passar por cima de ninguém. 
Não é intenção do Projeto Ética e Educação elevar o tom, criticar governos, políticos ou fazer defesa velada nem explícita de A ou B, a campanha tem como objetivo chamar a atenção para demandas comuns a todos (como saúde, segurança, educação e infraestrutura), abordando os temas e discutindo com pais, alunos, professores e a comunidade em geral para encontrar soluções para os problemas. É preciso que as pessoas entendam que não adianta criminalizar a política, pois é através dela que os nossos problemas são e serão resolvidos. É através dela que veremos resolvidos os problemas da Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico, um bem público que esta abandonado a décadas e que poderia ser um local útil para a prática de esportes, de lazer e socialização para toda a família, formando atletas por meio das escolinhas de iniciação esportiva e atendendo também os idosos com a hidroginástica para a terceira idade. 
O local tem potencial para tal, mas esta esquecido pelo poder público e mais do que cobrar dos governantes a manutenção, entendemos que mais do que cobrar do poder público, a comunidade pode se unir para ocupar o espaço, promovendo atividades que integre a todos, sendo as atitudes também necessárias para que o local funcione em favor das pessoas mesmo que não revitalizem um patrimônio público tão importante na região e na vida de crianças e adolescentes. 
Estas são bandeiras que levantamos sempre que pensamos em mobilizar a sociedade em torno de causas úteis e possíveis para o nosso crescimento enquanto sociedade. São através de iniciativas como esta que visam integrar todas as pessoas em torno de algo que traga benefícios para todos de uma forma geral. A educação sempre foi o caminho para resolver as mazelas deste país, é através dela que os jovens poderão num futuro próximo ter oportunidades de alcançar um padrão de vida melhor do que seus pais puderam lhes proporcionar.
Este projeto tem a figura do Papai Noel Azul como mascote, é o personagem que ajuda a divulgar o projeto porque o “Bom Velhinho” é sinônimo e a própria imagem da solidariedade e fraternidade que o Sr Gilson Menezes quer transmitir aos jovens. Para esta edição, a segunda realizada em parceria com as escolas, vamos tentar captar recursos para bancar mais bicicletas por meio de uma campanha no site Vaquinha Online ainda a ser criada.


Gilson José de Meneses (62) 99340-0252

Escolas e Projeto Social participantes:

Colégio Estadual Visconde de Mauá Fone: (62) 3281-4288 
Endereço: Rua 1007, nº. 422 - Setor Pedro Ludovico, Goiânia - GO, 74810-290
Colégio Estadual Pedro Xavier Teixeira Fone: (62) 3255-3360/ 9-8155-2585
Endereço: Alameda Couto Magalhães, nº 612 S. Pedro Ludovico, Goiânia CEP 74825-040
Escola Municipal Benedita Luiza da Silva de Miranda Fone: (62) 3281-7364
Endereço: Rua 1058, 171 - St. Pedro Ludovico, Goiânia - GO, CEP: 74825-220
Colégio Estadual Dom Abel Fone (62) 3255-0037
Endereço Rua 1041 s/nº. Setor Pedro Ludovico Goiânia - GO CEP: 74825-080
Projeto Social Escolinha de Futebol do Areião (62) 99132-1568
Funciona as margens da Marginal Botafogo, próximo a Avenida Jamel Cecílio

Comentários

ética

Questão